sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Materia publicada site da prefeitura de contagem

Prefeita Marília visita obra do Parque São João
Parceria com o Governo Federal, essa obra garante investimentos de R$ 6 milhões para ações de saneamento e urbanização

Foto: Benedito Maia
Prefeita Marília Campos visita obras de urbanização e saneamento executadas no Bairro Parque São João

A prefeita de Contagem, Marília Campos, acompanhada pelo deputado estadual Durval Ângelo (PT), representantes das secretarias municipais de Obras e Educação, da Câmara Municipal e da presidente do ConParq, Célia Zatti, dedicou boa parte da manhã do último sábado (19) para uma visita ao canteiro de obras do Bairro Parque São João. No local está em fase final a implantação de uma avenida sanitária, que terá o nome escolhido em votação pela população.
Parceria com o Governo Federal, através do PAC Bacias, essa obra garante investimentos de R$ 6 milhões para ações de saneamento e urbanização. Os recursos para reassentamento de 97 famílias foram destinados pelo convênio com a Copasa. O pacote de obras prevê a construção de uma avenida sanitária com extensão de cerca de 700 metros quadrados, canalização e despoluição do Córrego do Parque São João, implantação de interceptores e rede de esgoto, construção de sistema de drenagem pluvial e contenções.
Durante a visita, a prefeita conversou com moradores, ouviu novas reivindicações e anunciou mais melhorias para o bairro, tais como a urbanização e a criação de áreas de lazer em todos os terrenos desapropriados e não utilizados na implantação da avenida. Ela anunciou também a instalação de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) e uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), com atendimento odontológico.
O secretário de Educação e Cultura, Lindomar Diamantino, comunicou a construção de um muro e a reforma do piso, alambrado, vestiários e iluminação da quadra da Escola Municipal Sandra Rocha. A escola poderá ser utilizada pela comunidade, nos finais de semana, para a realização de eventos esportivos e culturais.
Coube à presidente da Fundação de Parques e Áreas Verdes de Contagem (ConParq), Célia Zatti, anunciar que todas as áreas públicas remanescentes da obra serão transformadas em áreas de lazer e convivência, com piso, arborização, mesas para jogos e bancos. Ela informou que a principal intervenção será na Praça do Cachorro Sentado, que ganhará área verde, pistas de skate e caminhada, e uma academia da cidade.
"Para nós, é muito importante este processo de ocupação dos espaços públicos com áreas verdes, para que as pessoas tenham espaços de convivência, o que certamente contribui, em muito, para melhorar a qualidade de vida das pessoas", assinalou a prefeita Marília Campos.
Comunidade agradece
"Esta obra é o fim dos problemas que eram causados pelo córrego. Significa mais saúde e mais segurança para nossa comunidade", assim definiu o presidente da associação dos moradores do bairro (Ascomabpasja), José Divino Gomes Diniz. Segundo a moradora Natalícia Tadeu da Silva Oliveira, a Tia Tá, a obra "mudou a vida de toda a comunidade, que vê o fim de um pesadelo que nos atormentava há décadas". A emoção maior foi sentida no depoimento do comerciante Washington Alves Pinto, há mais de quatro décadas morador do bairro. "Foi um presente para quem sofreu mais de 40 anos com um verdadeiro esgoto a céu aberto, que era este córrego", disse, com os olhos cheios de lágrimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário